A Aposentadoria por Tempo de Contribuição é direito do segurado que completou 35 anos de contribuição, caso seja homem, ou 30 anos de contribuição, caso seja mulher.
A Aposentadoria por Idade é o direito do trabalhador que se adquire quando o homem completa 65 anos de idade e a mulher completa 60 anos de idade.
A aposentadoria do Servidor Público é uma das mais complexas atualmente, pois exige a análise do direito do servidor perante diversas legislações diferentes sendo fundamental avaliar quais as regras são mais vantajosas em cada caso, observando o que o servidor deseja: se aposentar mais rápido ou se aposentar com salário mais alto.
A Aposentadoria Especial é o benefício que apresenta vantagens para profissionais em funções que apresentem riscos à saúde, em comparação à Aposentadoria normal, pois permite que homens e mulheres se aposentem com 25 anos de profissão.
Se o médico quiser se aposentar e continuar trabalhando, é possível converter o tempo especial em tempo normal e se aposentar por tempo de contribuição. Assim, é possível continuar na mesma profissão. Os Médicos concursados no serviço público podem acumular duas aposentadorias, caso tenham duas matrículas.
A aposentadoria de professor possui uma vantagem sobre as demais: a possibilidade de se aposentar com 25 anos de contribuição, se for mulher, e com 30 anos de contribuição, se for homem.
A pensão por morte é benefício previdenciário concedido aos dependentes do segurado que falecer, aposentado ou não. Trata-se de prestação continuada, substituidora da remuneração que o segurado falecido recebia em vida.
É um valor pago para o servidor público concursado que já completou os requisitos para se aposentar, mas deseja continuar trabalhando. Em geral, ele é concedido após o próprio servidor protocolar o pedido no RH. Em alguns casos raros, o pedido pode ser negado, mesmo havendo direito.
A revisão de benefício pode aumentar o valor da pensão ou aposentadoria dos segurados da previdência social.
Certidão de Tempo de Contribuição – CTC é o documento que permite ao servidor público que contribuiu para o Regime Geral de Previdência Social levar o tempo de contribuição do INSS para o Regime Próprio de Previdência Social do órgão onde ele trabalha atualmente. Caso na CTC não conste o reconhecimento do tempo especial, a aposentadoria que o profissional tem direito, pode ser negada. Para reverter isso, seria necessária uma ação que pode levar até 5 anos, atrasando a conquista do direito. Revisar a CTC é uma forma de não atrasar a sua aposentadoria por tanto tempo!
A Aposentadoria da Pessoa com Deficiência é concedida a quem solicitar o benefício e, na data da solicitação, possuir algum tipo de deficiência (física, mental, intelectual ou sensorial).
A lei 14.128/21 criou uma compensação financeira para os profissionais da saúde que tiverem incapacidade laboral decorrente de contaminação por covid-19, ou seus herdeiros, no caso de óbito.
O auxílio-doença é um benefício temporário, concedido aos segurados durante o tempo de incapacidade até a recuperação do trabalhador para o retorno às atividades. Quando não consegue se recuperar, constatando, através de perícia que a situação do segurado é irreversível, poderá ser aposentado por invalidez.
O salário-maternidade é o benefício previdenciário pago à segurada gestante, adotante ou que tenha realizado aborto não criminoso, durante o período de afastamento de suas atividades, no prazo de vinte e oito dias antes e noventa e um dias após o parto.
Saiba qual a melhor opção para você se aposentar!
Se você marcar que deseja um PLANEJAMENTO DE APOSENTADORIA, nossa equipe poderá analisar as opções de regras de aposentadoria mais vantajosas.